Como medir a produtividade da sua equipe de campo

 

Uma equipe externa produtiva é essencial para o crescimento da empresa. Existem alguns problemas quando falamos em atividades realizadas fora do escritório. É muito importante que o gestor acompanhe de perto sua equipe, só assim, ele terá o controle da produtividade de cada funcionário. Para isso é preciso garantir um monitoramento completo, além de realizar também, capacitações para deixar claro os objetivos que os colaboradores terão que realizar.

 

Determine metas

 

Estabelecer metas aos funcionários é uma maneira de definir um período para que as atividades sejam cumpridas, fazendo disso uma maneira eficiente de monitorar e aumentar a produtividade.

O ideal seria que essas metas fossem compartilhadas com todos os envolvidos, definindo os fatores que serão considerados, como o horário de saída e chegada, tempo de execução, as atividades que serão cumpridas.

E não pense que ficará apenas nisso.

 

Uma boa gestão deve direcionar seus colaboradores, fazer com que entendam porquê devem realizar suas atividades com excelência.

 

Use a tecnologia a seu favor

 

Atualmente, no mercado encontram-se diversos sistemas que garantem o registro de inúmeras atividades e processos em campo, verificam a eficiência do trabalho executado e facilitam o serviço. Os indicadores de desempenho de manutenção vai fornecer dados que avaliarão se as respostas foram satisfatórias. Caso contrário o indicador mostrará qual a falha cometida e o que se deve fazer para melhorá-la.

 

Muitas empresas instalam ferramentas de métodos de avaliação de desempenho para medir a produtividade quando o funcionamento não vai bem, e quando os resultados passam a ser satisfatórios, deixam a verificação em segundo plano, isso é um grande erro. A produtividade nunca pode deixar de ser medida, para que se tenha um resultado satisfatório contínuo.

 

Fique atento a qualidade do serviço

 

A qualidade é um fator que não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. Certificar a qualidade de um serviço é o mesmo que garantir a sobrevivência da sua empresa. É preciso definir os critérios de qualidade para realização de cada tarefa ou serviço a ser cumprido.

 

Aqui, os indicadores de performance dos técnicos se fazem ainda mais importante, já que, a qualidade do serviço é o principal fator que garante a satisfação ou insatisfação dos seus clientes..

Os indicadores de desempenho podem ser aplicados em diversas circunstâncias, como:

  • No planejamento estratégico para auxiliar a esclarecer os objetivos e a lógica essencial;

  • O processo de orçamento para auxiliar uma atribuição mais eficiente dos recursos;

  • Na análise dos resultados para medir o que foi obtido em relação aos objetivos;

  • Na gestão da qualidade para medir a satisfação dos clientes e mensurar a capacidade de melhorá-la;

  • Identificar os melhores desempenhos, de forma a aprender a partir das melhores práticas.

 

Tipo de indicadores de produtividade

 

 

 

Existem inúmeros tipos de KPIs (indicadores chave de performance), que oferecem vários tipos de informações para tomar decisões objetivas rumo ao crescimento da empresa.

 

Indicadores de capacidade: Relação entre a quantidade que se produz e o tempo que isso ocorre. Por exemplo: O colaborador X tem capacidade de fazer 50 manutenções por mês.

Indicadores de produtividade: Relação entre as produções geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso. Exemplo: Quanto tempo um funcionário leva para fazer um serviço, e o motivo desse tempo, mostrando assim se foi produtivo ou não.

 

Indicadores de qualidade: Relação entre as produções totais, (tudo que foi produzido) e os resultados adequadas ao uso, isto é, sem defeitos ou incompatibilidade. Exemplo: De 100 manutenções feitas, 98 não tiveram problema. Ou seja, 98% de conformidade.

 

Indicadores de desempenho de manutenção podem – e devem – ser aplicados para toda a empresa, independente do cargo que ocupam. Podem se encaixar nas categorias abaixo:

 

 

 

 

Feedback do Consumidor

 

 

Quando se trata de atividades externas, nada melhor que um feedback do consumidor para ter o conhecimento se as coisas estão saindo como planejado. O mais indicado para a avaliação de desempenho do funcionário externo seria a realização de questionário de pesquisa de satisfação simples online ou impresso ao final do serviço, para ter uma concepção geral do rendimento dos seus colaboradores em campo.

 

PS: Esse formulário pode ser presencial, através colaborador ou por e-mail.

 

As críticas negativas devem ser levadas muito sério, principalmente quando se trata de profissionais que tratam diretamente com os clientes.

 

Tenha domínio do seu negócio

 

Como já dito, certificar a qualidade de um serviço é o mesmo que garantir a sobrevivência da sua empresa. Por tanto, fique sempre alerta e procure determinar as melhores práticas entre os seus colaboradores. A busca pela produtividade deve ser contínua.

 

 

Please reload

Please reload

A Auvo e o Equipe Produtiva tem como missão ajudar milhares de colaboradores e gestores de equipes de campo no Brasil

Categorias
Outros
Materiais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2015-2017 Gestão de Equipes Externas. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ pelo time da Auvo.