Porque é importante rastrear seus Colaboradores Externos

 

 

Uma das maiores necessidades de qualquer gestor de equipes externas é saber em tempo real onde estão os funcionários. Uma vez que isso é importante para acompanhar a rota, abrir tarefas otimizadas para os colaboradores mais próximos, evitar distrações e até mesmo para a própria segurança de quem está no campo. Porém não é incomum encontrarmos gestores que temem fazer isso por entender que pode gerar mal estar entre empresa e colaboradores.
 

De fato ninguém gosta de ser vigiado e é muito comum gerar atrito esse tipo de medida quando se é adotada na empresa. Porém vamos mostrar alguns pontos que fazem o rastreamento ser quase obrigatório e sobre como você pode mostrar para o colaborador que isso é bom até para ele.

1. Relacionamento

 

Normalmente os gestores imaginam que os funcionários externos estão com baixa produtividade pela falta de comprometimento e acreditam que muitos estão realizando atividades paralelas durante o horário de trabalho. Para o colaborador essa sensação de desconfiança é péssima, já que a grande maioria deles se dedica muito ao trabalho. Sabendo onde está o colaborador esse problema desaparece imediatamente e traz transparência para a operação. Além de valorizar as pessoas realmente engajadas com a empresa.

Um bom funcionário sabe que precisa se destacar (com ética) para crescer dentro da empresa. Se a equipe é estigmatizada por conta da baixa produtividade de algumas pessoas isso é péssimo para quem se dedica para valer.

 

2. Produtividade

 

Se a sua empresa trabalha sob demanda e os atendimentos são feitos ao longo do dia é inviável ligar para a equipe de campo e tentar saber quem está mais próximo da tarefa a ser realizada. Isso além de encarecer o processo é extremamente improdutivo. O ideal é ter um mapa e distribuir as atividades baseadas em geolocalização. Isso além de diminuir o custo com combustível, otimiza o atendimento ao cliente e faz com que o colaborador passe mais tempo gerando resultados do que preso no trânsito.

Para quem está no campo é muito melhor ter suas rotas otimizadas, além de fazer com que a pessoa se estresse menos no trânsito pode gerar mais dinheiro para um vendedor externo ou para um técnico que receba comissão por chamado atendido. É bem provável que você consiga fazer até 35% a mais de atividades com essa metodologia.

 

3. Respeite as regras

 

Um bom sistema de gestão de equipes externas tem que garantir o rastreamento do colaborador apenas em horário de trabalho. Isso além de garantir a privacidade das pessoas traz segurança jurídica para a empresa. É muito importante deixar isso claro e trabalhar com ética. Se você quer comprometimento da sua equipe você precisa respeitá-los.


4. É amparado juridicamente

 

Muitos gestores querem ter a oportunidade de gerenciar a equipe externas, mas temem que isso possa causar problemas jurídicos. É muito comum os advogados da empresa orientarem para que isso não seja implantado. Contudo é perfeitamente legal. Porém existem alguns cuidados que você deve levar em conta.

- Nunca rastreie apenas uma “parte” da equipe. Além de ser antiético é contra a lei. É bem comum a empresa querer rastrear somente os “problemáticos”, porque ela quer usar a ferramenta como um “Big Brother”.

- O colaborador não pode obter nenhum prejuízo financeiro, como por exemplo gasto do seu pacote de dados.

- O colaborador precisa ter ciência de que ele está sendo monitorado

- Nunca faça o rastreamento de pessoas que não são CLT

Segundo isso você estará totalmente amparado pela lei e poderá aumentar a produtividade de sua equipe!

Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário e ficaremos muito felizes em te responder.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos.

Please reload

Please reload

A Auvo e o Equipe Produtiva tem como missão ajudar milhares de colaboradores e gestores de equipes de campo no Brasil

Categorias
Outros
Materiais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2015-2017 Gestão de Equipes Externas. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ pelo time da Auvo.